domingo, 4 de dezembro de 2016

Igualdade de Gênero e Empoderamento da mulher

É... escola é lugar de pensar, dialogar, produzir ideias!!! Os textos abaixo foram produzidos por alunos dos 8ºs anos e tratam de um tema muito atual!

Como nem todos os autores permitiram a divulgação de seus nomes, optamos por omitir os nomes de todos.

Fonte da imagem: http://igualdadedegeneronaescola.blogspot.com.br/

Alguns dos textos mais lindos do ano seguem aí:

O que é ser uma mulher?
                
          Diário de uma Negra

         Bem sou uma menina normal com poucos problemas com guris. Bem, meu primeiro amor, nunca esqueci, mas também não faço questão de lembrar. Sofri muito, mas a vida é assim... Sou negra e não tenho vergonha da minha cor, só que as vezes as críticas de outras pessoas machucam.
Às vezes, tento ignorar mas não dá. Queria ser diferente de outras pessoas, minha cor, meu cabelo, tudo em mim é motivo de piada.
Só queria atenção como toda mulher tem, sou apenas insegura com meus próprios sentimentos... Eu só não queria sentir sentimento por ninguém queria ser respeitada não só pelo fato de eu usar um short curto ou um vestido curto, simplesmente quero ser como toda mulher, talvez a melhor maneira disso tudo é não ligar para  opinião dos outros.
Às vezes me sinto a pior pessoa do mundo por esse meu jeito, não tenho vergonha de ser negra ou ter defeitos, porque não nascemos perfeitos. Um dia na vida irei ser respeitada por homens ou mulheres, ser alguém importante... Homens tem mais direitos que nós. Por que?
         Porque talvez sejam mais fortes. É isso que eu penso, mas algum dia isso irá mudar, não só por mim, mas para todas as  mulheres do mundo. Todas querem  ser respeitada pelos homens. São direitos de uma mulher
ser:
respeitada;
ter atenção;
receber carinho.




                                                O  que é ser mulher?

            Por muito tempo me perguntei o que é ser mulher. Cresci ouvindo coisas do tipo “ mulher  não pode fazer isso..” ou “mulher não pode se vestir assim”, entre outras frases que se ouve todos os dias.
Não soube exatamente que tipo de atitude eu deveria tomar para me encaixar naquele tal padrão “mulher de família. Eu tenho família, então, por que um shorts curto me faria uma pessoa sem respeito com minha família?
             Para mim mulher não foi ou é aquela que fica na cozinha, que tira o prato da mesa e lava a louça. Mulher´, você não fez nada errado para ter que ficar em casa presa limpando, passando e fazendo jantar, sem liberdade para fazer o que  te dá vontade. A escravidão não acabou faz tempo? Pois é, mas para a nossa tristeza, nem todos pensam assim.
            Nós mulheres somos aquelas que não podem usar vestido nas ruas, sem ouvir um “sua gostosa”. É legal ser elogiada, mas quando se tem respeito e apenas quando nós deixamos, e estar de roupa curta não é permissão.
            Ser mulher é trabalhar e ganhar a mesma coisa pelo nosso trabalho, o esforço é o mesmo. Somos capazes de fazer o que quisermos. Não somos nem um pouco o tal do sexo frágil. Nós sangramos todos os meses, nós engravidamos e ficamos com uma barriga bastante pesada, além de seios sensíveis e doloridos. Isso não é nem de longe coisa de gente frágil!!
            Ser mulher é ter que lidar com nossos hormônios. Temos que aguentar a pressão das pessoas a nossa  volta  que esperam que nós nos casemos e tenhamos pelo menos três filhos, mesmo se a gente querer viajar pelo o mundo todo, sem ter data para volta.
            Temos que tomar cuidado nas baladas, pra nenhum idiota apertar mossa bunda. Recebemos cantadas idiotas de caras que se acham no direito de nos atormentar, mesmo que a gente não tenha dado nenhuma abertura para isso.
            Ser mulher hoje em dia é mais complicado ainda porque se você  acreditar que somos inferiores aos homens, que temos direitos iguais, que podemos fazer o que bem entender, você não pode nem mesmo escolher o que achar sobre sua própria vida e seu papel dentro da sociedade sem também ser criticada.

            Ser mulher é criar sonhos e realizá-los, sendo do lado de um homem ou não, sem ter medo, se alguém vai criticar e se achar ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário