quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Biocombustivel


Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica, não fóssil.  Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho, beterraba, ou algas. Podemos citar vários exemplos de biocombustíveis, tais como o álcool etanol, a biomassa ou o biodiesel. Um exemplo de biomassa é a lenha. Portanto, os biocombustíveis são usados desde que o homem descobriu o fogo.

Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Biocombust%C3%ADvel
  

  As vantagens dos Biocombustíveis

Além de permitirem reduzir a dependência energética em relação aos combustíveis fósseis, os biocombustíveis são produzidos a partir de plantas que absorvem CO2 e permitem a produção de combustíveis que não emitem gases com efeito de estufa, os principais responsáveis pelo aquecimento global.

  

As desvantagens dos Biocombustíveis 
 
 Apesar das vantagens apontadas, a utilização de biocombustíveis é um tema controverso. Em primeiro lugar, porque a produção de biocombustíveis consome muita energia e baseia-se em culturas intensivas, que produzem um gás com efeito de estufa, o óxido de azoto, que também tem efeitos no aquecimento global.

Além disso, muitas das terras utilizadas para o cultivo das plantas eram anteriormente regiões com grande capacidade de absorção de CO2, como é o caso das florestas tropicais. Para ter uma ideia da extensão e do impacto dos efeitos perversos dos biocombustíveis, basta analisar a desflorestação da América Central e da Ásia.

Outras desvantagens apontadas dizem respeito à poluição provocada pelas culturas intensivas, ao elevado consumo de água e à perda da diversidade biológica e dos habitats alimentares. Existe ainda o receio de que a utilização das culturas para produção de biocombustíveis venha a provocar a falta e o consequente aumento do preço dos produtos agroalimentares.

Fonte: Site : http://www.portal-energia.com/biocombustiveis-vantagens-e-desvantagens/

site : https://infopetro.files.wordpress.com/2011/01/biocombustiveis1.jpg
Matéria produzida por: Rhuan Vieira; Carlos da Silva, Diogo Nazario da Silva - Turma 903

Nenhum comentário:

Postar um comentário