Este BLOG foi criado para relatar o trabalho que o grupo do Jornal está produzindo para informar fatos da nossa escola Gaspar da Costa Moraes . Aqui nós faremos várias postagens para vocês conhecerem melhor o grupo e o nosso trabalho.
O nome: De acordo com o Dicionário Informal da web Stalkeando significa seguir, vigiar.
E Ciência para quem não sabe, é conhecimento.
Para nós StalkeandoCiencia é SeguirConhecimento ou VigiandoConhecimento.
Os jogos aconteceram nos recreios das aulas e em três sábados esportivos, eles duraram três meses, e em 15 a 15 dias trocavam as modalidades. As modalidades que foram jogadas pelos alunos foram:
_ Basquete _ Vólei _ Handebol _ Xadrez _ Futebol _ Badminton _ Tênis de mesa _ Pimbolim _ Espirobol
Os jogos foram organizados pela professora de educação física Luciane com ajuda da professora Xica e Renata.
Confira algumas fotos dos jogos:
Professora Luciane e Renata.
Matéria de: Andreza Romano e Layla Francyelle Pereira.
Conceito: A energia
eólica é
utilizada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por
velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as
suas pás. Nos moinhos de vento a energia
eólica é
transformada em energia
mecânica,
que é utilizada para moer grãos ou bombear água.
A
utilização da energia
eólicacomporta
numerosas vantagens face
às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de
energias
renováveis,
em função
do seu maior desenvolvimento.
A
energiaeólica é muitas vezes não compreendida pelas
populações, principalmente pelas populações mais próximas dos
parques eólicos, mas a energia eólica possui inúmeras
vantagens para a sociedade em geral, desde a redução
da dependência dos combustíveis fósseis até a criação de
empregos. Apesar das aparentes vantagens no uso de energia eólica
para a produção de energia elétrica, este tipo de aproveitamento
energético eólico apresenta também desvantagens e impactos
significativos principalmente no uso de grandes aerogeradores,
parques e usinas eólicas.
Conceito :
Energia solar é uma fonte de energia
alternativa e renovável que vem do sol. A
utilização do abundante fluxo de energia solar, sem danos ao meio
ambiente, representa uma opção bastante viável e capaz de fornecer
energia barata e limpa.
A energia
solar é captada sob a forma de luz visível de raios infravermelhos
e de raios ultravioletas e transformados em energia térmica ou
elétrica.
A
radiação que atinge a terra depende da latitude e de condições
atmosféricas como nebulosidade e umidade relativa do ar. Quanto
maior a incidência de irradiação solar direta, o que implica pouca
intensidade de nuvens e baixos índices pluviométricos, melhor o
aproveitamento para a geração de energia solar.
Vantagens
: As fontes de energia
limpas, assim denominadas por se tratar de fontes não poluentes, não
emissoras de carbono
e renováveis, têm recebido incentivo e diversos projetos e
pesquisas procuram desenvolver a eficiência dessas fontes, a redução
dos custos e sua viabilidade. Entre essas energias estão a solar, a
eólica, a das marés e a da biomassa, fontes que reduzem o impacto
ambiental na produção da energia.
Desvantagens
: A energia solar apesar de demandar um custo alto para sua
instalação vem sendo utilizada em diversos países, entre eles,
Israel, Estados Unidos, China, Japão, Emirados Árabes Unidos,
Espanha, entre outros.
Matéria: Nathan; Antônio; João; João Vitor Turma 903
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
K-pop
Oiie!
Olha só quem está aqui hoje? Sim, Polyana e Victória , mas também
olha do que vamos falar hahaha.
Ultimamente
o k-pop está sendo uma onda mundial e é claro que a gente não
podia ficar de fora! Nós duas não estamos há tanto tempo assim no
k-pop, porém foi amor a primeira vista, mas a gente garante que pelo
menos uma das músicas que vamos mostrar nesse post você vai gostar.
-
Só pra deixar claro, vamos mostrar apenas alguns grupos, então
se você for um kpopper, não fique triste pelo seu grupo não ser
citado <3
K-pop
significa música pop coreana, ou música popular coreana. Ele é
muito comum entre nós adolescentes, que estamos sempre ligadinhos em
tudo o que acontece na internet. Os MVS (music vídeos) sempre são
muito bem produzidos, com coreografias bem difíceis. Antes dos
cantores debutarem eles passam por um treinamento feito pela agência,
onde aprendem coreografias, música etc.
Mas
agora que você já sabe mais ou menos o que é o k-pop, vamos te
indicar alguns grupos:
(abaixo
da descrição dos grupos colocamos 2 MVS deles).
BTS
O
boy group BTS (Bangtan Boys) é composto por 7 integrantes, sendo
eles Jungkook (Vocalista principal, dançarino guia, rapper de apoio
e maknae), V (Vocalista líder e face), Jimin (Vocalista líder e
dançarino líder), J-Hope (Dançarino principal, rapper guia e
compositor), Rap Monster (Líder,rapper principal e compositor), Suga
(Rapper líder e compositor) e Jin (Visual e vocalista guia). Esse
grupo AMAZING (modo turmênicas on haha) foi debutado pela Big Hit
Entertainment em 2013 com a música No More Dream. Recentemente, eles
estão deixando as armys (Fandom) loucas com muitas teorias com o
álbum WINGS, e com o novo MV Blood Sweat & Tears.
BIGBANG
BIGBANG!!
(Bang bang bang!) É composto por 5 integrantes sendo eles: Seungri
(Vocalista líder, dançarino líder e maknae), Daesung (Vocalista
líder), G-Dragon (Líder, rapper líder, dançarino guia e face)
Taeyang (Vocalista principal, rapper guia e dançarino principal) e
T.O.P (Rapper principal e visual). Esse grupo FAB, foi debutado pela
YG Entertainment em 2006. Nesse ano, eles planejam fazer um comeback
(novos MVS e álbuns) e claro, todos os V.I.Ps estão muito ansiosos
com o lançamento.
Black
Pink
O
girl group é composto por 4 integrantes, sendo elas : Lisa
(dançarina principal,maknae do grupo, rapper líder, face e vocalista
de apoio), Rosé (vocal principal e dançarina líder), Jennie (rapper
principal, Vocalista
Guia e Dançarina Guia)
e Jisoo (vocalista principal e Visual do grupo).O Black Pink debutou
em 2016, pela YG Entertainment com duas faixas-títulos, Boombayah e
Whistle. Em novembro elas pretendem lançar outros comebacks, ou seja, lá vem tiro (Bang Bang Bang haha ). Já a empresa fala que o nome
“Black Pink” mostrará que a beleza não é tudo, simboliza que
elas são um grupo que engloba não só a beleza, mas também um
grande talento.
2ne1
É um girl group que tinha 4
integrantes: Minzy (Dançarina
Principal, Vocalista Líder, Rapper Líder emaknae),
Bom(Vocalista
Principal),
Dara (Vocalista
de Apoio, Rapper Guia, Dançarina Guia, FaceeVisual)
e
CL (Líder,
Vocalista Guia, Rapper Principal, Dançarina Líder e agora Maknae).
Obs:a Minzy saiu do grupo em 5 de abril de 2016 :c. Foi debutado em 2009
com o single de estreia Fire, pela YG Entertainment.
Para
vocês entenderem algumas palavrinhas que citamos aqui,vamos deixar o
significado delas abaixo:
Maknae: Membro
mais jovem do grupo.
Visual:
Membro mais bonito do grupo, definido pela empresa.
Face:
Membro mais popular do grupo.
Inspirações
do post:
Kpopnow.com.br <3
Brazilkorea.com.br
<3
Ah
e também pegamos algumas informações do Wikipédia <3
Usina Nuclear, também conhecida como central nuclear, é uma instalação que produz energia elétrica através de reações nucleares de elementos radioativos.
O urânio
O elemento mais utilizado nas usinas é o urânio. Este material é colocado em barras dentro dos reatores da usina. O calor gerado pela reação move um alternador que produz a energia elétrica.
Lixo nuclear
Um dos grandes problemas é a geração do lixo nuclear por parte destas usinas. Este lixo deve ser manipulado, transportado e armazenado, seguindo todas as normas de segurança. Isso ocorre, pois os resíduos radioativos são extremamente perigosos caso ocorra contato com seres humanos, fontes de água, terra, ar, etc.
Vantagens
As principais vantagens da energia nuclear são: o combustível é barato e pouco (em comparação com outras fontes de energia), é independente de condições ambientais/climáticas (não depende do sol, como usinas solares, ou da vazão de um rio, no caso das hidroelétricas), a poluição gerada (diretamente) é quase inexistente. Não ocupa grandes áreas. A quantidade de lixo produzido é bem reduzido. O custo da energia gerada fica em torno de 40 dólares por MW, mais caro que a energia das hidroelétricas, mas mais barato que a energia das termoelétricas, usinas solares, eólica, etc.
O
Gás Natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza,
normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não
ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da
matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas,
sendo retirado da terra através de perfurações.
O
gás natural tem muitas vantagens para quem utiliza. Confira as
principais vantagens:
-SEGURANÇA = mais leve que o ar, o Gás Natural dispensa armazenagem e possui um sistema de proteção que interrompe o fornecimento em caso de vazamento incolor, inodoro e não-tóxico, o Gás Natural é odorizado com mercaptanas (mesmo odorizado utilizado no tradicional gás de cozinha, o GLP), o que garante segurança para o usuário;
-PRATICIDADE E CONFORTO= o abastecimento é contínuo e o pagamento só é efetuado após o consumo;
-MODERNIDADE= donas de casa ganham mas espaço nas cozinhas e áreas de serviço, ao mesmo tempo em que engenheiros, projetistas e arquitetos podem utilizar melhor os espaços das casas e apartamento para desenvolver seus projetos, já que o morador não precisa armazenar botijões.
-EFICIÊNCIA= como se encontra na natureza em estado gasoso, Gás Natural não precisa ser atomizado para queimar, o que lhe confere uma combustão limpa e mas eficiente no que se refere a seu rendimento térmico.
O
gás natural também traz riscos. Confira a seguir seus perigos: -
Apresenta
riscos de asfixia, incêndio e explosão. -
Por ser mais leve que o ar tende a se acumular nas partes mais
elevadas quando em ambientes fechados. -
Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não
renovável, portanto, infinita. -
Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá
ser gerado monóxido de carbono (altamente tóxico).
Sim, isso mesmo, aluno vira professor! Esse é o projeto escola livre que acontece em nossa escola com as disciplinas de português e matemática.
O que é?
É um projeto que dois alunos se reúnem no contraturno, e passam a matéria de sala para alunos que desejarem.
Como funciona?
O professor dá uma folha com o conteúdo e soluções para os dois dias de contraturno, eles decidem o horário e o dia do contraturno, se reúnem em uma sala sem presença de professor e passam a matéria. Os alunos que dão aula ganham dois pontos, se si comportarem e derem a folha feito combinado com o professor.
As fotos a seguir são do projeto escola livre com a 704.
Monitores: Letícya e Leonardo Schemes
Disciplina: Matemática
Professora: Tatiani
Leia agora o relatório da professora Tatiani sobre o projeto da 704:
Escola Livre é um projeto que está melhorando com a participação e compreensão dos alunos com o conteúdo. Os alunos que estão participando da Escola Livre estão estudando além da sala de aula, e isso é importante para o desempenho, além de ser um momento que somente eles fazem parte, podendo usar uma linguagem mais informal, que muitas vezes é o que faz com que aprendam. Melhorar também a relação aluno/aluno. Estou desenvolvendo este projeto junto com os meus alunos e estou feliz com os resultados.
(professora Tatiani)
Matéria produzida por: Leonardo Schemes e João Paulino