quarta-feira, 5 de julho de 2023

Teste seus conhecimentos sobre Máquinas Térmicas!!!!

Trem-bala. Esse trem funciona a partir de energia elétrica, que, em combinação com imãs superpotentes, faz o veículo flutuar sobre os trilhos e alcançar velocidade superior a 350 km/h.


Locomotiva Wiliam Crooks, primeira locomotiva a operar no estado de Minesota, nos Estados Unidos, em 1861.

1. Após observar as duas imagens, responda:
 
a) Que máquina térmica é apresentada na segunda imagem?
 
b) Qual é o princípio básico do funcionamento dessa máquina?

c) O que seria esperado se o sistema que permite o funcionamento da máquina térmica presente na primeira imagem estivesse em equilíbrio termodinâmico? Explique.

d) O corpo humano transforma energia química dos alimentos em energia mecânica, responsável por seu movimento, e energia térmica, para manter sua temperatura. É possível comparar esse fluxo de energia com o necessário para o funcionamento da máquina térmica? Justifique sua resposta.

e) Compare a fonte de energia utilizada para o funcionamento das duas máquinas mostradas nas imagens. Para você, a busca por novos materiais e sua combinação com diferentes fontes de energia pode melhorar não somente a performance das máquinas, mas também contribuir para a conservação ambiental? Por quê?


2. Observe o gráfico abaixo:
 
a) Qual dos combustíveis sofreu maior variação nos preços entre os anos de 2015 e 2017?

b) A variação no preço do etanol está relacionada a uma série de fatores que influenciam sua produção, como as condições climáticas, as pragas agrícolas, entre outros. Por que esses fatores podem afetar o preço desse combustível? 
 
c) Qual dos combustíveis apresentados causa menos impacto no ambiente? Por quê?

d) Em que período da Revolução Industrial cada um dos combustíveis  apresentados no gráfico foi desenvolvido?


3. Leia o trecho da reportagem a seguir.

"Automação vai mudar a carreira de 16 milhões de brasileiros até 2030 [...]
A avaliação de especialistas da área é que o mercado de trabalho passa por uma grande reestruturação, semelhante à revolução industrial. A diferença é que agora tudo acontece muito mais rápido: desde 2010, o número de robôs industriais cresce a uma taxa de 9% ao ano, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT). [...]"

Fonte: PERRIN, F. Automação vai mudar a carreira de 16 milhões de brasileiros até 2030. Folha de S.Paulo. Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/01/1951904-16-milhoes-de-brasileiros-sofrerao-com-automacao-na-proxima-decada.shtml>. Acesso em: 5 jun. 2018.


a) Entre as tecnologias destacadas na quarta Revolução Industrial está a inteligência artificial (IA). Faça uma pesquisa na internet e exponha suas ideias, em um texto, sobre as possíveis mudanças que essa e outras tecnologias citadas no gráfico, relacionadas à quarta Revolução Industrial, promoverão na vida cotidiana do ser humano e em seu trabalho.

domingo, 18 de março de 2018

Você sabe como montar um alarme?

Assista o vídeo! O pessoal do Jornal costumava caçar talentos... Esse ficou guardado, mas olhando os arquivos para matar a saudade desse grupo de alunos muito especiais, achei um lindo material para postar!

O link abaixo vai te mostrar! Assista o vídeo

Como montar um alarme





terça-feira, 3 de janeiro de 2017

domingo, 4 de dezembro de 2016

Igualdade de Gênero e Empoderamento da mulher

É... escola é lugar de pensar, dialogar, produzir ideias!!! Os textos abaixo foram produzidos por alunos dos 8ºs anos e tratam de um tema muito atual!

Como nem todos os autores permitiram a divulgação de seus nomes, optamos por omitir os nomes de todos.

Fonte da imagem: http://igualdadedegeneronaescola.blogspot.com.br/

Alguns dos textos mais lindos do ano seguem aí:

O que é ser uma mulher?
                
          Diário de uma Negra

         Bem sou uma menina normal com poucos problemas com guris. Bem, meu primeiro amor, nunca esqueci, mas também não faço questão de lembrar. Sofri muito, mas a vida é assim... Sou negra e não tenho vergonha da minha cor, só que as vezes as críticas de outras pessoas machucam.
Às vezes, tento ignorar mas não dá. Queria ser diferente de outras pessoas, minha cor, meu cabelo, tudo em mim é motivo de piada.
Só queria atenção como toda mulher tem, sou apenas insegura com meus próprios sentimentos... Eu só não queria sentir sentimento por ninguém queria ser respeitada não só pelo fato de eu usar um short curto ou um vestido curto, simplesmente quero ser como toda mulher, talvez a melhor maneira disso tudo é não ligar para  opinião dos outros.
Às vezes me sinto a pior pessoa do mundo por esse meu jeito, não tenho vergonha de ser negra ou ter defeitos, porque não nascemos perfeitos. Um dia na vida irei ser respeitada por homens ou mulheres, ser alguém importante... Homens tem mais direitos que nós. Por que?
         Porque talvez sejam mais fortes. É isso que eu penso, mas algum dia isso irá mudar, não só por mim, mas para todas as  mulheres do mundo. Todas querem  ser respeitada pelos homens. São direitos de uma mulher
ser:
respeitada;
ter atenção;
receber carinho.




                                                O  que é ser mulher?

            Por muito tempo me perguntei o que é ser mulher. Cresci ouvindo coisas do tipo “ mulher  não pode fazer isso..” ou “mulher não pode se vestir assim”, entre outras frases que se ouve todos os dias.
Não soube exatamente que tipo de atitude eu deveria tomar para me encaixar naquele tal padrão “mulher de família. Eu tenho família, então, por que um shorts curto me faria uma pessoa sem respeito com minha família?
             Para mim mulher não foi ou é aquela que fica na cozinha, que tira o prato da mesa e lava a louça. Mulher´, você não fez nada errado para ter que ficar em casa presa limpando, passando e fazendo jantar, sem liberdade para fazer o que  te dá vontade. A escravidão não acabou faz tempo? Pois é, mas para a nossa tristeza, nem todos pensam assim.
            Nós mulheres somos aquelas que não podem usar vestido nas ruas, sem ouvir um “sua gostosa”. É legal ser elogiada, mas quando se tem respeito e apenas quando nós deixamos, e estar de roupa curta não é permissão.
            Ser mulher é trabalhar e ganhar a mesma coisa pelo nosso trabalho, o esforço é o mesmo. Somos capazes de fazer o que quisermos. Não somos nem um pouco o tal do sexo frágil. Nós sangramos todos os meses, nós engravidamos e ficamos com uma barriga bastante pesada, além de seios sensíveis e doloridos. Isso não é nem de longe coisa de gente frágil!!
            Ser mulher é ter que lidar com nossos hormônios. Temos que aguentar a pressão das pessoas a nossa  volta  que esperam que nós nos casemos e tenhamos pelo menos três filhos, mesmo se a gente querer viajar pelo o mundo todo, sem ter data para volta.
            Temos que tomar cuidado nas baladas, pra nenhum idiota apertar mossa bunda. Recebemos cantadas idiotas de caras que se acham no direito de nos atormentar, mesmo que a gente não tenha dado nenhuma abertura para isso.
            Ser mulher hoje em dia é mais complicado ainda porque se você  acreditar que somos inferiores aos homens, que temos direitos iguais, que podemos fazer o que bem entender, você não pode nem mesmo escolher o que achar sobre sua própria vida e seu papel dentro da sociedade sem também ser criticada.

            Ser mulher é criar sonhos e realizá-los, sendo do lado de um homem ou não, sem ter medo, se alguém vai criticar e se achar ruim.

Cultura de Fungos e Bactérias

As atividades práticas contribuem para a aprendizagem significativa:  Produzimos um relatório para a disciplina de Ciências, a partir da cultura de fungos e bactérias. O texto abaixo concentra informações de diferentes relatórios, que foram selecionados pela professora por cumprirem os critérios estabelecidos:


RELATÓRIO

CULTURA DE FUNGOS E BACTÉRIAS


No dia 05 de agosto iniciamos uma atividade muito interessante, a atividade de cultura de fungos e bactérias. Primeiro decidimos qual era o material de que iríamos coletar:
Maçaneta da porta de entrada da escola;
Teclado do computador da secretaria;
Bebedouro;
Gargalo de garrafa de água;
Fone de ouvidos;
Torneira da cozinha;
Sala de aula;
Pé de aluno;
Mão;
Saliva

Usamos um cotonete e um meio de cultura (material
feito de caldo de carde e gelatina sem sabor ).
Primeiramente, passamos o cotonete no local da coleta e depois, cuidadosamente no meio de cultura e fechamos o pote.

 Após alguns dias os fungos e as bactérias começaram a aparecer.

Oitavo dia : Nos fomos para a sala de vídeo e assistimos um filme que explicava o que são fungos, e bactérias.

Decimo primeiro dia : Ficamos no piso inferior, da escada, e lá nos vimos novamente, o experimento estava com mais fungos, abrimos o meio para observar com a lupa.

E no dia 30, observamos colônias de fungos e bactérias no microscópio.

Conclusão:

As culturas servem para experiências e para que possamos ver as proliferação de fungos, bactérias e outros organismos. Os fungos e bactérias não são iguais.
1. A diferença entre eles é que fungos tem células eucariontes e bactérias tem células procariontes.
2. A coloração das colônias são diferentes.
3. Bactérias são unicelulares e microscópicas. Fungos podem ser multicelulares e nem sempre precisamos de um microscópio para ver.









Relatórios selecionados:
Turma 704:
Guilherme Adriano
Letícya Imeton
Júlia Lombardi
João Victor Paulino
Naiara da Silva
Milena Floriano
Rorion
Maryduarda
Vitória Carolina
Vitória Mendes

Turma 703:
Gabriel Garcia
João Victor dos Santos
Vinícius Cordeiro
Alison Vitor
Vinícius Hafemann
Bryan
Nicolas Gabriel
Theiciane
Kauê
Andreyna
Eduarda Balsan
Gustavo Freitas
Andreza Romano
Kawany Karolainy
Layla Pereira

Matéria produzida por: Andreza Romano

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Educação Especial

Acesse o link e conheça o jogo elaborado pelo Pedro! Aluno do 6º ano (turma 604), sob orientação da Professora de Educação Especial, Camila Baggio do Amaral. Vencedor da categoria Educação Especial na Feira de Matemática da E. B. Gaspar da Costa Moraes:


Pedro e Professora Camila no Zoo Pomerode