quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Aquecimento Global




O que é Aquecimento global:

Aquecimento global é o aumento da temperatura do planeta, causado pelo acúmulo, em grande quantidade, de gases poluentes na atmosfera, acarretando uma maior retenção da irradiação do calor solar da superfície terrestre.
Os gases lançados na atmosfera, principalmente o “gás carbônico ou dióxido  de carbono”, o “metano”, os ”clorofluorcarbonos” (CFCs) e o “óxido de nitrato”, lançados pelos automóveis, pelas fábricas, pelas termelétricas, por centrais de aquecimento ou refrigeração etc., são os responsáveis por formar uma camada que funciona como um cobertor em torno do planeta impedindo que a radiação solar, refletida pela superfície da Terra, em forma de calor, se dissipe no espaço.
O aquecimento global, segundo os pesquisadores, é o responsável pelo derretimento das calotas polares. O “Ártico e a Antártica” são o termômetro das alterações ocorridas no clima. Os polos, devido a suas baixas temperaturas, ajudam a manter o clima global ameno, alimentando as correntes marítimas, resfriando as massas de ar e devolvendo ao espaço a maior parte da energia solar que recebem, graças a suas vastas superfícies brancas. As alterações nos ambientes polares podem quebrar o equilíbrio do planeta, acentuando manifestações climáticas extensas, como tempestades, ondas de calor e secas.

Causas do aquecimento global

Apesar de alguns cientistas acreditarem que o aquecimento global acontece graças a causas naturais, a grande maioria afirma que é resultado do acúmulo de gases poluentes na atmosfera, provocando o efeito estufa.
O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental, que garante as condições de temperatura e clima necessários para a existência de vida na Terra, que consiste na retenção de calor irradiado na superfície terrestre, pelas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera, garantindo a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e, portanto, a sobrevivência das espécies vegetais e animais.
O efeito estufa que provoca aquecimento global é o resultado do desequilíbrio na composição atmosférica resultado da elevada concentração dos gases poluentes que têm a capacidade de absorver calor e gradativamente elevar as médias térmicas do planeta. A destruição da camada de ozônio é também uma das causas do aquecimento global.

PARA SABER MAIS ENTRE EM: https://www.significados.com.br/aquecimento-global/
                                                       



Matéria:
Germano e Alison

Biocombustivel


Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica, não fóssil.  Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho, beterraba, ou algas. Podemos citar vários exemplos de biocombustíveis, tais como o álcool etanol, a biomassa ou o biodiesel. Um exemplo de biomassa é a lenha. Portanto, os biocombustíveis são usados desde que o homem descobriu o fogo.

Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Biocombust%C3%ADvel
  

  As vantagens dos Biocombustíveis

Além de permitirem reduzir a dependência energética em relação aos combustíveis fósseis, os biocombustíveis são produzidos a partir de plantas que absorvem CO2 e permitem a produção de combustíveis que não emitem gases com efeito de estufa, os principais responsáveis pelo aquecimento global.

  

As desvantagens dos Biocombustíveis 
 
 Apesar das vantagens apontadas, a utilização de biocombustíveis é um tema controverso. Em primeiro lugar, porque a produção de biocombustíveis consome muita energia e baseia-se em culturas intensivas, que produzem um gás com efeito de estufa, o óxido de azoto, que também tem efeitos no aquecimento global.

Além disso, muitas das terras utilizadas para o cultivo das plantas eram anteriormente regiões com grande capacidade de absorção de CO2, como é o caso das florestas tropicais. Para ter uma ideia da extensão e do impacto dos efeitos perversos dos biocombustíveis, basta analisar a desflorestação da América Central e da Ásia.

Outras desvantagens apontadas dizem respeito à poluição provocada pelas culturas intensivas, ao elevado consumo de água e à perda da diversidade biológica e dos habitats alimentares. Existe ainda o receio de que a utilização das culturas para produção de biocombustíveis venha a provocar a falta e o consequente aumento do preço dos produtos agroalimentares.

Fonte: Site : http://www.portal-energia.com/biocombustiveis-vantagens-e-desvantagens/

site : https://infopetro.files.wordpress.com/2011/01/biocombustiveis1.jpg
Matéria produzida por: Rhuan Vieira; Carlos da Silva, Diogo Nazario da Silva - Turma 903

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Será que estamos sozinhos nesse universo?

Bom, faz um tempo que a Nasa publicou essa notícia, mas tenho que falar sobre ela.
 Essa notícia chocou muita gente: a Nasa descobriu mais de
100 milhões de planetas na nossa galáxia, a via láctea.

E com essa descoberta, a Nasa pretende enviar uma equipe de expedição para
alguns desses planetas e tentar fazer testes e experiências.

Esses planetas são habitáveis, pois não estão perto demais do sol, onde é muito calor
e a água evapora e também, não são muito longe do sol, onde é frio demais e a água congela.

Fonte:www.freelancer.com/contest/NASA















E agora, será que estamos sozinhos neste universo? A reposta fica a seu critério.

Quer saber mais acesse
Vídeo:assombrados.com

Matéria produzida por:Carlos e Barbara

Uma aula de remo

   ANI ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DE ITAJAÍ 


    Ani assim é chamado a associação náutica de Itajaí, que oferece aulas de remo e vela para alunos de escolas publicas do município. As aulas são praticas e quando há chuva aulas teóricas, divertidas, alegres e alem disso muito interessantes. No projeto aprendemos a remar em dois barcos, Baleira, Bateira e velejamos na vela. 
    Confira as fotos deste projeto em que a nossa escola participa:



Aula de Baleira.

Dia da regata de remo barco Baleira.
Equipe de remo da escola. Regata de remo barco Baleira. Ano 2015.

Aula de Baleira( barco braco ) e Bateira ( barco amarelo )
MATÉRIA: ANDREZA ROMANO

Entrevista da profª Tati

Bom, a Profª Tati aceitou ser entrevistada pelo nosso blog. Nessa entrevista ela fala um pouco sobre sua vida pessoal, seus métodos de ensino. O "entrevistador" Gustavo, fez várias perguntas em modo geral .


Agora fique com o link deste vídeo muito interessante :

Entrevista da sora Tati



quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Novas rotinas

No dia 29 de setembro, fomos a Beira Rio com objetivo de mostrar para os integrantes que podemos ter outra rotina. Lá nos divertimos muito, tiramos várias fotos, conversamos sobre novas matérias, lanchamos.




matéria: Layla e Gabriel 

Quem somos e o que fazemos?


Quem somos?

 O que fazemos?

Que nossa escola possui um jornal não  é novidade para ninguém, né? Mas você sabe quem somos e o que fazemos? 


Conheça aqui nossa equipe.......



Eliane Steuck: Mestre fundadora de nosso jornal e perita nas artimanhas da ciência, trabalha como editora chefe, supervisionando os acertos e erros da equipe.

Alison Vitor: Piadista e realista, assim ele se descreve, amante da natureza e viciado por plantas, é um tipo de faz tudo de nosso jornal, tem múltiplas funções.

Kawany Karolainy: Jogadora de Mobile Legends, gosta de brincar, ama fazer novas amizades, mas não pise em seu calo, trabalha com os textos e matérias do jornal.

Layla Francyelle: Conhecida como Paty (porque? Não sabemos) fã de Ivete Sangalo, estudiosa, extrovertida, as vezes grossa, adora séries, sonha em ser fotógrafa, trabalha com fotos e  textos para o jornal.

Polyana Camponeis:Pode se dizer que é a menina que mais tem ídolos em toda nossa escola, alegre, espontânea e divertida, trabalha em pautas e vídeos de nosso jornal.

Bárbara Régis: Divertida e criativa, é ela que nos interage em todos os nossos encontros, trabalha na organização de vídeos e textos do jornal

Victória Adrielly: Autêntica e dedicada em tudo o que faz, gosta muito de K-Pop (um estilo musical) e é fã de várias pessoas, trabalha com fotos, vídeos e matérias diversificadas para o jornal

Gabriel Garcia: É simpático, alegre, engraçado, diz que perde a a paciência rápido, trabalha com a edição de vídeos e ajuda em outras funções

Andreza Romano: Acho que é a integrante que menos fala no grupo, é tímida e alegre, mas com sua timidez conquista as pessoas, atleta de remo e amante por esportes, trabalha com publicações, edição de vídeos e trás matérias para o jornal.

Germano Cesar: Divertido e contagiante, cantor e brincalhão, uma pessoa que você com certeza irá querer fazer amizade, trabalha como faz tudo, se precisar, lá ele estar

João Victor: Como diria ele, eu gosto de CAFÉ, trás matérias e fotos para o jornal.

Carlos Eduardo: Inteligente e estiloso, alegre e divertido, adora games, e pretende trabalhar na marinha, trabalha com a edição de nossos videos.

Léo Schemes: Sonha em um dia jogar handebol ou vôlei para a seleção brasileira, adora esportes e perde a paciência fácil, amigo e gosta de ajudar os outros, as vezes meio orgulhoso, trabalha como nosso cinegrafista. 

 Espero que com essa matéria você possa ter conhecido um pouco de cada um de nós, nossos gostos, como são, o que fazemos, mas se ainda não se satisfez, venha nos conhecer, venha nos ajudar.

Matéria: Alison Vitor.